domingo, 28 de setembro de 2025

Um povo sem memoria não tem história para contar...

 


 


Ubatuba (Oficial)

Um povo sem memória não tem história pra contar.
Memórias da terra Tamoia.
A centenária Escola Esteves da Silva em nossa Ubatuba. Antigo Solar do Pires Nobre
Ladeada de Palmeiras Imperiais.
Ali, do ladinho da Ilha dos Pescadores.
Quem são as simpáticas meninas da foto?

Texto de Charles Medeiros
via facebook

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Belas tardes de Domingo





O domingo descia suave sobre Ubatuba. No coreto da Praça da Matriz, a banda do Maestro Pedrinho derramava notas que pareciam se misturar ao sopro do mar. As crianças corriam livres, seus risos eram pequenos sinos tilintando no ar.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

TAMOIO UBATUBA REALIZA PLANTIOS DE MUDAS NO DIA DA ÁRVORE

 


 


Hoje, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, tivemos o privilégio de realizar uma linda ação de plantio na Praia do Cruzeiro, aqui em Ubatuba.
Plantamos espécies de vegetação sobre a duna que chamamos popularmente de Jundu. Para esse primeiro momento, foram escolhidas pela equipe técnica as seguintes espécies: Pixirica, Araçá, Abiu, Grumixama, Feijão da Praia, Clusia, além de espécies de restinga que suportam alta salinidade e condições climáticas adversas. Gradativamente, iremos ampliar o plantio com vegetação rasteira, que dará estrutura às árvores por meio do enraizamento, como Pinheirinho da Praia, Orelha de Onça e Mulungu, entre outras. Para isso, precisamos multiplicar as espécies em viveiros e obter permissão para a coleta de mudas e sementes, um processo que será tramitado com a Fundação Florestal.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Os mapas trazem a história de seu tempo.



Nesse de 1.500 os povos Originários estão descritos no nosso território.
Na nossa região do hoje Litoral Norte de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro a terra onde se formou a Confederação dos Tamoios tinha a presença marcante dos Tupinambás.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Para os observadores de pássaros


 

Essa minha nova poesia, que na verdade é letra da mais recente música que fiz, é em homenagem aos observadores de pássaros de Ubatuba; essas pessoas que dedicam tempo de suas vidas para mostrar, através de fotografias, a beleza de nossos pássaros e com isso fazendo com que Ubatuba seja atrativo e destaque mundial, também nessa questão ornitológica.

ENCANTAMENTOS

 




Mãe d'água desorientada -  (Arquivo JRS)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

É forte, entre os caiçaras, a herança tupinambá de encantamentos. Um exemplo, repetido até bem pouco tempo por algumas gerações passadas, era notado na época da revoada da formiga içá: as mulheres se punham rente a saída, bem na boca do formigueiro, e começavam uma cantiga que encantava os tão apetitosos insetos. Tudo por cobiça às suas bundas cheias de proteínas. A finada Maria Bidu, de balaio preparado, cantava assim: “Venha logo formiguinha. Vem pro meu balaio vem. Uma farofa gostosa quero fazer para o meu bem”. 

Causos da aniversariante

 

Imagem meramente ilustrativa ( da internet) , não faz parte
da matéria aqui compartilhada

 
 

Não vejo nenhuma glória nesse causo do Julinho - se ele matava paratis com estilingue, eu usava bodoque para com os peixes-voadores, quando saíam d’água e sobrevoavam a superfície do mar. Mas só acertava os machos, por uma questão de consciência ambiental. Hoje já não caço mais nada. A não ser a remissão dos meus pecados, que não são poucos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

NOVIDADE NA LITERATURA CAIÇARA...

 

Novidades por aqui.
Em Ubatuba SP Brasil.
“Barra Seca e Seus Encantos” é um recanto do povo Caiçara de nossa Ubatuba e se imortaliza nas escritas do professor Ernely Fragoso.
Uma das maiores alegrias de minha vida é poder participar do nascimento desse primeiro filho literário do amigo Ernely Fragoso, em especial por ter a Barra Seca e sua comunidade como fonte de inspiração.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

SAUDOSA PADARIA DO MACIEL

 

Ubatuba antigamente : Padaria do Maciel , local aonde hoje é a Esquina das Modas no Calçadão em Ubatuba.
Quando pequeno minha mãe vinha me trazer para ao Dentista e na volta passava no Maciel para comprar um Pão de Banha ... muito bom !

A JORNADA DE LUK de Adriano Art


 


Não sou especialista, analista ou crítico em literatura, e nem em qualquer outra arte, apenas sou emotivo, sensitivo, aprecio e valorizo o que gosto. Gostei demais do Contos de Yperoan - A Jornada de Luk, leitura prazerosa e sempre expecta, que tanto prende como te faz querer ler o que vem adiante.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Saca-rolhas



Ligia Moreira

Ubatuba, 12 de março de 2017

Abra um bom vinho.
Lembre-se, antes, que a rolha sacada vem do sobreiro.
Uma árvore cuja casca, a cortiça, se autorregenera.
Para a rolha, o material é obtido somente a partir do terceiro descortiçamento, garantindo a qualidade necessária para o isolamento adequado do vinho.


O detalhe é que a primeira extração só ocorre quando o sobreiro atinge 25 anos de idade.
Depois, aguardam-se mais 9 anos para a próxima extração.
No caso das rolhas, portanto, vamos obtê-las quando a árvore já atingiu 43 anos.
Pois é...
Isso veio à cabeça quando o professor Paulo Fernando Cassoli mostrou o primeiro exemplar do Saca-rolhas, jornal do Grêmio Estudantil da Escola Deolindo de Oliveira Santos, datado de 25 de abril de 1969.
Foi no encontro de ex-alunos, turmas de 1970 à 1985, capitaneado pela Lígia Moreira.
Foi ela que garantiu a mobilização de uma centena de pessoas, separadas por algumas décadas, mas unidas em pensamento e coração.
Aliás, tinha que ser a Lígia!
Sua determinação, dedicação, coragem e amor pelo que faz garantiram a certeza nos participantes de que o evento aconteceria da melhor forma.
Exatamente o que virou realidade!
Foi bonito encontrar amigos e observar reencontros.
Como se - de fato - tivéssemos sacado uma elaborada rolha do tempo e saboreado um vinho delicioso.
Fruto de amizades, relacionamentos, enfim, da aventura humana em uma escola, numa especial época de nossas vidas.
Assim, seguimos em frente, na esperança de novos encontros, brindando ao que há de melhor em todos nós.


FONTE :  Celso de Almeida Jr.