terça-feira, 29 de abril de 2025

MINHA ALMA CAIÇARA

 




Minha Alma Caiçara.

Me olho por dentro.
E minha Alma Caiçara grita.
Aflita.
Por dores e dissabores.
Diante da triste constatação.
Da perda irreparável de nossa rica tradição.

sábado, 26 de abril de 2025

VESTIDO AZUL PISCINA

 




FATIMA  DE SOUZA
 
 

Um convite para ser madrinha de casamento pegou-me de surpresa. Um belo envelope em papel manteiga todo bordado com rococós de picada de agulhas embalavam a missiva em minhas mãos. Anexo um simpático lembrete: “Todas as madrinhas usarão vestidos na cor azul piscina.”


sexta-feira, 25 de abril de 2025

Bolo mágico

 


BOLO  - IMAGEM ILUSTRATIVA NÃO FAZ PARTE 
DA MATÉRIA  ORIGINAL





Fátima Souza
23/12/2019 - 09h23


 

Ainda posso sentir o gosto daquele bolo de Natal que minha mãe fazia para comemorar a data. O aniversário de nascimento do menino Jesus.

Fecho os olhos e, como num filme, ele está lá, em cima da mesa, todo garboso, metido, dentro de uma bandeja verde. Um colosso de massa branca feita de manteiga, leite, ovos, farinha de trigo, fermento e amido de milho. Duas fornadas redondas com furo no meio, unidas com pedaços de goiabada como recheio. É coberta com um glacê branco de clara batida com açúcar e enfeitada com bolinhas prateadas, que se a gente bobeasse, trincava os dentes. Para tapar o furo do bolo, um redondo de papel recortado da lateral da caixa de Maizena.


segunda-feira, 14 de abril de 2025

ÁRVORES E PESCADORES

 

Aroeira cortada- Arquivo internet


 A aroeira do Alfredo Vieira e do papai”.

Assim dona Clície me falou.

Edson do Antônio   Atanázio depois confirmou:

“Era jundu tudo aquilo; um deles a  plantou”.

 

A COISA TA FEIA


 

A COISA É FEIA
Cidades com administradores políticos com noção de progresso, com visão de desenvolvimento turístico econômico, com noção de paisagismo urbano,… NÂO deixariam ESSE BURACO histórico e cheio de lendas, dessa forma, conforme vemos nas imagens abaixo.
Ao contrário, é o que se vê. Ubatuba sofre nas mãos de politiqueiros, HÁ MAIS DE 40 ANOS; sai um, entra outro e a mesmice continua.

sábado, 5 de abril de 2025

Em Ubatuba, caiação sobre arte

 

 
 
 

O meu amigo Zé Ronaldo, em seu blog “Coisas de caiçara”, publicou a crônica Educar é... Vale a pena ler.

Eu me deparei com as imagens acima. Situação localizada na av. 9 de Julho, frente à praia de Iperoig, onde restaurantes diversos ocupam o passeio público com mesas para atendimento às suas freguesias. Nessa avenida, os postes da rede elétrica, há anos atrás, foram decorados, através de um projeto, que eu não me recordo a autoria, mas que eu achei muito interessante, bonito, importante no ponto de vista turístico e educacional, enfim, uma obra de arte, digna de apreciação, valorização, educação e cultura. Foram feitas por crianças! Crianças aprendendo, desenvolvendo e tendo gosto pela arte; no caso, a arte do mosaico.


Tartarugada em Ubatuba

 


Imagem  meramente ilustrativa, não

faz parte da matéria original publicada no ubaweb.com

 
 

Disseram-me que haveria uma superpopulação de tartarugas nas águas da baía da cidade. Se for verdade, a coisa é séria. Pode ser bom por um lado e mau por outro, como tudo na vida. É bom porque atesta a competência dessas pessoas que ganham a vida preservando espécies animais. Por outro lado, é mau porque, atingido o objetivo e até mesmo ultrapassando-o (já que supostamente há uma superpopulação dessa espécie), os argumentos para se conseguir dinheiro (público ou privado) para o mesmo projeto ficariam mais complicados. 


ESCUTE, MININO!



Pescador na boca da barra do Indaiá   (Arquivo JRS)

        Passando a ceia com parte dos familiares e me preparando para almoçar com a outra parte, lembrei-me de uma poesia de tanto tempo. Faz parte da seção Folhas Amareladas.  Através dela desejo Boas Festas aos que acompanham as minhas postagens. Que tenhamos um ótimo 2014. Forte abraço a todos.

PIRÃO DAS LETRAS


Imagem piraodasletras

     Eu acredito que é o pensamento que caracteriza  a alma. É conhecendo que a alma se forma, cuida de si, se alimenta. Logo, devemos estar numa eterna busca do conhecimento. E onde buscamos o conhecimento?