quinta-feira, 20 de março de 2025

Caraguatatuba sempre sai na frente. Até quando?

 

 
 
Nenê Velloso 

Caraguatatuba sempre sai na frente! A foto acima (nº 1) mostra a faixa de pedestre e o ciclista obedecendo à sinalização, ou seja, “desça da bicicleta”.

Em Ubatuba, veja a foto nº 2, faixa simplesmente demarcada e o ciclista desobedecendo à demarcação, atravessando na diagonal. A foto nº 3 mostra ainda, em Ubatuba, que o pedestre já tinha iniciado a travessia e nem assim foi respeitado pelo motorista do carro.

PLANTAS E FLORES DE UBATUBA

                                                     


Imagem meramente ilustrativa

 
 

Acordei pensando em abrir sempre minha página no Facebook com imagens de alguma planta que vi aqui em Ubatuba. Não somente as nativas mas todas aquelas que enfeitam esse espaço em que vivemos. Tenho publicado algumas fotos de plantas e tenho recebido muitas curtidas e comentários, inclusive de amigos e parentes que moram em outros países (Portugal, Peru, Honduras...).

Tenho observado que vária plantas estão d


Não esqueçamos...


Arquivo 
          

Certo dia, o patrono do Museu Caiçara, Luiz Ernesto Kawall, bateu em minha casa trazendo um cartão nas mãos dizendo que queria conversar sobre uma ideia que teve, de um projeto. O tal cartão era uma imagem fotográfica emprestada do arquivista fotográfico Edson Silva, que tinha a imagem de um pescador caiçara segurando seu remo. A imagem era do caiçara José Vieira Mendes, o popular “Zé Capão”.


quinta-feira, 13 de março de 2025

Canal das goiabeiras, exemplo a ser seguido



Ubatuba, 10/3/25
A imagem nos revela o canal que margeia entre a rua Liberdade e a área do aeroporto; afloraram ali belas goiabeiras. Afloraram não por acaso! Vou contar como foi.
Um dia, há muito tempo, meu saudoso pai Isaias Mendes, alfaiate de profissão, apareceu em casa com um tacho de cobre, dizendo que era para fazer doces: de banana, de abóbora, de coco, de goiaba. Muito bem! Fevereiro, março é a época das goiabas. Final de semana fazíamos um passeio até a Picinguaba indo no sítio do amigo Jonas pescador, onde tinha um goiabal bastante farto, dali então vinhamos com duas, três sacolas cheias de goiabas maduras para fazermos doce.


terça-feira, 11 de março de 2025

ENCANTAMENTOS


Mãe d'água desorientada -  (Arquivo JRS)

É forte, entre os caiçaras, a herança tupinambá de encantamentos. Um exemplo, repetido até bem pouco tempo por algumas gerações passadas, era notado na época da revoada da formiga içá: as mulheres se punham rente a saída, bem na boca do formigueiro, e começavam uma cantiga que encantava os tão apetitosos insetos. Tudo por cobiça às suas bundas cheias de proteínas. A finada Maria Bidu, de balaio preparado, cantava assim: “Venha logo formiguinha. Vem pro meu balaio vem. Uma farofa gostosa quero fazer para o meu bem”. 

segunda-feira, 10 de março de 2025

ESCUTE MENINO



Pescador na boca da barra do Indaiá   (Arquivo JRS)

        Passando a ceia com parte dos familiares e me preparando para almoçar com a outra parte, lembrei-me de uma poesia de tanto tempo. Faz parte da seção Folhas Amareladas.  Através dela desejo Boas Festas aos que acompanham as minhas postagens. Que tenhamos um ótimo 2014. Forte abraço a todos.