domingo, 29 de dezembro de 2024

ALÔ SABESP . . .





 Alô Sabesp

A água sem tratamento adequado pode ter um impacto significativo na saúde pública, resultando em várias consequências negativas. Aqui estão alguns dos principais efeitos:
Doenças transmitidas pela água: A água contaminada pode ser um veículo para patógenos, como vírus, bactérias e parasitas. Doenças como cólera, hepatite A, giardíase e diarreia infecciosa podem se espalhar em comunidades que dependem de água não tratada, levando a surtos e epidemias.

sábado, 28 de dezembro de 2024

VILA DA PICINGUABA - Ano 1960


 

Ubatuba tradicional.
Dantes da BR 101.
Vila de Picinguaba na década de 60.
Um berço de histórias, tradições, cultura e memória do povo Caiçara em nossa Ubatuba

Charles Medeiros
via facebook

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

CANOA CAIÇARA

 

Sidney Borges 

Talvez pela simplicidade, talvez por ser primitiva - neste mundo ansioso de novidades tecnológicas, confortáveis e fugazes -, a canoa é para mim algo belo, uma obra de arte. Fui levado a refletir sobre o tema ao deitar os olhos na foto da canoa que encima as páginas do Ubatuba Víbora, do amigo Sidney Borges. A canoa em terra, na areia da praia, solitária, à espera do dono e, diante de si, o mar... Belíssima foto!

Sobre o Programa de Reaproveitamento de Madeira das Árvores em Ubatuba


Tem uma ideia que tenho defendido há alguns anos que é simples e barata e que, na minha visão, poderia muito ajudar aos artesãos de Ubatuba.
Já falei dela em lives e com várias pessoas, inclusive com assessores de vereadores, por entender ser um bom custo benefício: criar uma lei, ou algo nessa linha, que obrigasse às empresas ou pessoas que fossem realizar obras na cidade e que precisassem promover a supressão de árvores, que essas madeiras fossem encaminhadas para os artesãos, que enfrentam dificuldades em obter matéria-prima para realizarem seu trabalho.

Nosso Caiçara ancião Benedito Góis comemora 101 anos de plena existência.

 

Parabéns pra você.
Nosso Caiçara ancião Benedito Góis comemora 101 anos de plena existência.
Como diria o querido amigo Oliveira, "Irmão Góis ".
Que vida linda e quantas memórias pra contar.
Nos seus 101 anos de vida. Viu e viveu as grandes transformações do Mundo, em especial na nossa Ubatuba. Na Revolução Constitucionalista de 32, Benedito Góis estava aqui.

Prosa Caiçara Solidária

 


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

SIRI NA LATA E A TEMPORADA EM UBATUBA

 


Imagem meramente ilustrativa, ela não faz parte da materia original abaixo compartilhada neste blog


 
 

Tenho lido uma coisinha aqui, outra ali sobre planejamento e desenvolvimento dos municípios. Chamam-me atenção nessas leituras alguns termos recorrentes: articulação, co-responsabilidade, compromisso, interesses, são alguns deles. Dentre as invariantes que encontrei nesses textos e que, quero crer, se aplicaria ao caso de Ubatuba, a de articulação na negociação equilibrada de interesses é, a meu ver, a mais importante. Essa articulação se daria entre empresários, a sociedade civil organizada e o poder público. Um triângulo imprescindível no processo de planejamento do desenvolvimento do Município.


O ROUPÃO


O Roupão
Era simples assim como ela, de um tecido como se usava então , amarelo, com florezinhas brancas de folhinhas verdes ; de gols de babadinhos com rendas, mangas tbm com rendinhas e um único bolsinho também enfeitadinho como ela gostava, assim era o roupão de mamãe, tinha o maior cuidado e ciúme dele pois o havia ganho da filha que morava em São Paulo. Usava muito pouco ,porque a lida da casa não permitia esses luxos de ficar vestida até mais tarde com ele, ou então ia muito as missas da manhã e claro o roupão tão amado ficava guardado na gaveta.

Cartinha ao Papai Noel

 


                                    


Querido Papai Noel, depois de rezar à São Firmino dos Decibéis, Santa Filomena do Alto Falante, São Raimundo do Escapamento e até para São Surdinho, venho agora, como última instância, recorrer ao senhor, a um pedido que não é só meu, é um pedido coletivo de pessoas pagadoras de impostos que querem e têm o direito de terem paz nos ouvidos ao dormir e andar pela cidade.


O MERCADO DE PEIXE MUNICIPAL


 

Que dia corrido hj, mas muito gratificante.
Mas eu não podia deixar o dia terminar sem registrar o acompanhamento que fiz hj à visita da SPU ao Mercado de Peixe na companhia da minha amiga Isabella Vianna Vassão .
O mercado, a pesca e a luta dos pescadores por melhores condições de trabalho são assuntos que muito me interessam.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

ERA UMA VEZ . . .

 



Imagina que Ubatuba era um Manguezal, às margens de rios potentes, principalmente nas cheias de verão.
Aterramos tudo.
Para praia Grande estar nessa situação só quer dizer uma coisa: O Acarau tá sufocado, às águas da chuva não estão o alcançando, não está conseguindo drenar, pq no entorno dele está tudo concretado, as casas não tem o distanciamento adequado, e deveriam ser área de preservação, justamente para previnir enchentes, Mata Ciliar é urgente, ela guia o percurso dos rios.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A GRUTA DOS TUPINAMBÁS

 


 


Patrimônios histórico ambientais que se perdem com o passar do tempo, e ao passar dos tempos, somem da memória coletiva do Povo.
Da Prainha (hoje Prainha do Matarazzo), local onde residiu o famoso Prefeito da década de 60 em terras Ubatubenses o ilustre Francisco Matarazzo Sobrinho , cujo acesso é pela Estrada de Coaquira (Cacique da Aldeia de Ubatuba) partícipe da Confederação dos Tamoios em
1500, os Tupinambás chegavam ao Perequê Acú (Rio que entra Peixes Grandes).

domingo, 8 de dezembro de 2024

FALTA EQUILIBRIO NAS ATITUDES DE CERTOS UBATUBENSES...

 


Equilíbrio.
Tens faltando equilíbrio nas atitudes de certas pessoas em nossa Ubatuba.
Eu já vi esse filme.
Muita gente já viu esse filme.
Infelizmente por falta de habilidade ele se repete.

GRUPO CANTAMAR NO PROJETO TAMAR...

 



Agradecendo a participação no Grupo Cantamar apresentando ontem a Folia de Reis..no Projeto Tamar antes Concertada também se apresentar...Em tempo que não nossa região,esse tipo de religiosidade vai desaparecendo ,Julinho Mendes ainda continua com este trabalho magnífico.

sábado, 7 de dezembro de 2024

Sobre o Programa de Reaproveitamento de Madeira das Árvores em Ubatuba

 


Tem uma ideia que tenho defendido há alguns anos que é simples e barata e que, na minha visão, poderia muito ajudar aos artesãos de Ubatuba.
Já falei dela em lives e com várias pessoas, inclusive com assessores de vereadores, por entender ser um bom custo benefício: criar uma lei, ou algo nessa linha, que obrigasse às empresas ou pessoas que fossem realizar obras na cidade e que precisassem promover a supressão de árvores, que essas madeiras fossem encaminhadas para os artesãos, que enfrentam dificuldades em obter matéria-prima para realizarem seu trabalho.


Nas últimas décadas nossa Ubatuba cresceu de forma nada sustentável.



Aplicam-se as normas de uso e ocupação do solo advindas da Lei 711/84. Uma colcha de retalhos diante de uma enormidade de modificações ao longo de quase 04 décadas de existência. Nem todas as modificações levaram em conta o interesse público.

Outro ponto importante a se destacar, que em muito colaborou em parte nesse caos, é a não aplicação e instituição da Lei 2892/2006, nosso tão sonhado Plano Diretor, que dispõe sobre o "processo de planejamento e gestão do desenvolvimento urbano do Município de Ubatuba".

O tempo será o senhor da razão...


 

O tempo sempre será o Senhor da razão.
Aprendemos os verdadeiros valores da vida com o passar dos tempos.
E com esse mesmo tempo, nos apercebemos e aprendemos que tudo na vida acontece em seu exato momento.
Aprendemos também, que embora muitas vezes a vida pareça dura, só se colhe frutos, onde há semeadura.
O tempo também nos ensina a importância de sonhar, de insistir, de resistir e realizar.
Ele nos torna resilientes.