Orgulho de ser caiçara....

 

-Vinde onde? Era o jeito que meu avô me perguntava querendo saber de onde eu acabara de chegar.
Hoje estava pensando sobre minha origem, se descendo de judeus, Árabes, negros, índios ou europeus, até que lembrei de meu avô me perguntando. - Vinde onde meu filho?
A resposta sempre esteve tão óbvia...
Venho de um lugar de gente humilde e trabalhadora, de gente que "punhava" o pé no chão, que plantava e colhia, que tratava das suas crias, que do mar tirava seus cantos e contos, contos de réis também.
Venho da pesca, das malhas de rede, da comida farta na mesa, do peixe.
Vinde onde?
Venho do lugar onde se torra a farinha no tacho, do engenho de cana, do café com beraba adoçado com melado.
Venho das folias de Reis, do Divino, de São Pedro, do tamanco e do boi.
Venho das bandas do cruzeiro, da terra do xaréu, da tainha, do CAIÇARA.
Hoje eu sei, é de lá que eu venho, é quem eu sou.
Dedico este texto ao meu falecido pai Isaias que completaria 79 anos hoje.

In memorian de Isaias Ilario 100% caiçara...

Texto de seu filho Eduardo Ilário
via facebook

Comentários